Campão Preto – 1° Laboratório de Roteiros de Curtas é uma iniciativa voltada para a capacitação de cineastas negres em escrita cinematográfica para curtas-metragens. O objetivo é auxiliar roteiristas na transição de ideias para o papel e incentivar as produções de cineastas negres em Campo Grande.
Um incentivo a mergulharem em suas experiências, re-imaginar e re-definir narrativas que foram construídas sobre nós, sem nós. O projeto é um convite para contar histórias, sendo um sujeito negre em Mato Grosso do Sul. O Laboratório é um espaço seguro para o compartilhamento das ideias, discussões e reflexões acerca das nossas vivências.
Reconhecemos a urgência de criar um ambiente onde as histórias possam ser criadas, pois a população preta vive e constrói narrativas diárias em Campo Grande.
Este projeto não é apenas um laboratório de roteiro, mas uma homenagem a todos aqueles que, como Tia Eva, liderança quilombola de Campo Grande, resistem, lutam e sonham enquanto fazem seu corre do dia a dia.
Um espaço no qual as vozes negras possam ser ouvidas, tenham o direito e a oportunidade de re-imaginar sua cidade e re-contar suas histórias.

CAMPÃO PRETO
Coletivo Aiê de Cinema Negro
ORUM Estúdio


1. DAS INSCRIÇÕES

1.1. As inscrições do Campão Preto – 1º Laboratório de Roteiro de Curtas ficarão disponíveis do dia 30 de março a 8 de abril de 2024. 

1.2. O prazo limite para as inscrições é até as 23h59min do dia 8 de abril, horário de Mato Grosso do Sul.

1.3. Somente serão aceitas inscrições de pessoas autodeclaradas pretas ou pardas e residentes em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

1.4. A idade mínima para inscrição é de 16 anos e a pessoa participante menor de 18 anos deve apresentar autorização assinada pelos pais ou responsável legal

1.5. No ato da inscrição, a pessoa participante deverá preencher/fornecer as seguintes informações via formulário:

  • Nome Completo;
  • Nome Social;
  • CPF;
  • E-mail;
  • Identidade de gênero;
  • Orientação sexual;
  • Se é estudante do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS);
  • Se é uma pessoa com deficiência (PCD)? Caso sim, o candidato deve informar o tipo de deficiência;
  • Comprovante de residência ou declaração de residência preenchida e assinada à próprio punho;
  • Carta de Interesse com breve descrição da trajetória do candidato e por quê deseja participar do laboratório.
  • Indicação de seu curta-metragem preferido.
  • Duas fotos do enquadramento do rosto (perfil e frontal).
  • Telefone para contato com WhatsApp.
  • Perfil no Instagram.
  • Termo de autodeclaração racial.
  • Termo de autorização do uso de imagem.

1.6. Serão contemplades 12 participantes para participarem do projeto presencial (20 e 21 de abril) e on-line (13 a 31 de maio). Dentre as 12 vagas disponíveis, 3 são reservadas a estudantes do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

1.7. O principal critério de seleção será a carta de interesse de cada pessoa candidata. A fim de selecionar os participantes do laboratório, precisamos saber mais sobre a pessoa candidata e a importância que o laboratório pode ter em sua trajetória, portanto, capriche na sua resposta!


2. DO CRONOGRAMA

2.1. O processo de seleção contará com duas chamadas para convocação.

2.2. Cada participante receberá na caixa de e-mail indicada no formulário o aceite de sua seleção. Caso não confirme sua participação em até dois dias, sua vaga será disponibilizada para a próxima pessoa candidata selecionada na lista de espera.

2.3. Caso haja vagas remanescentes após a segunda chamada, todas as pessoas candidatas restantes na lista de espera serão convocadas, sendo o preenchimento de vagas feito por ordem de recebimento das confirmações de participação.

2.4. O projeto seguirá o cronograma a seguir:

AçãoData inicialData final
Período de inscrições30/03/202408/04/2024
Seleção das inscrições10/04/202413/04/2024
Divulgação da primeira chamada14/04/202415/04/2024
Segunda chamada16/04/202417/04/2024
Oficina presencial 20/04/202421/04/2024
Mentorias individuais 13/05/202431/05/2024
Mesa redonda: “Diálogo aberto com roteirista do cenário nacional e local”05/06/202405/06/2024
Mesa redonda: “Movimento Negro Local e o cinema”06/06/202406/06/2024

2.5. O cronograma poderá ser alterado a qualquer momento para atender às necessidades de produção do Campão Preto.

2.6. As alterações no cronograma serão comunicadas nos canais oficiais do projeto e através de contato eletrônico com os candidatos.


3. DAS ETAPAS DO LAB

3.1. A primeira etapa do laboratório consiste na realização de oficina de escrita de roteiro de curta-metragem com carga horária de 12 horas, a ser realizada nos dias 20 e 21 de Abril de 2024 (Sábado e Domingo das 9h45min às 17h00min, horário de Mato Grosso do Sul), no Campus do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), localizado à Rua Taquarí, nº 831, Bairro Santo Antônio, em Campo Grande.

3.2. O conteúdo programático das aulas presenciais conterá: conceitos básicos de roteiro (premissa, sinopse, personagem, estrutura, cena, diálogo, etc.) além de exercícios individuais e coletivos para criação dos projetos de curta metragem dos participantes.

3.3. A segunda etapa consiste de mentorias individuais, de forma online, de cada projeto criado no laboratório. A carga horária é de 12 horas síncronas (ao vivo) e 6 horas assíncronas e acontecerá entre os dias 13 a 31 de Maio de 2024.

3.4. Na etapa de mentoria, cada participante poderá participar individualmente ou formar duplas com outros participantes do laboratório. Somente poderão participar aqueles que estiveram presentes nos encontros presenciais do laboratório.

3.5. Os encontros de cada projeto com a mentora serão previamente agendados pela produção através de contato eletrônico, com antecedência mínima de 72 horas de sua realização.


4. DOS TERMOS E CONDIÇÕES GERAIS

4.1. Para receber o certificado de 30 horas, ao final do laboratório, é imprescindível estar presente nos dois dias do laboratório presencial e nas mentorias individuais previamente agendadas com o participante.

4.2. Participantes do laboratório serão convidades a participarem das mesas redondas, nas datas divulgadas, não sendo obrigatória a participação.

4.3. Toda a comunicação do processo de seleção será feita através do endereço eletrônico contato@campaopreto.com, sendo de inteira responsabilidade da pessoa candidata a conferência das caixas de spam e/ou lixo eletrônico de seu e-mail cadastrado na ficha de inscrição.

4.4. Dúvidas e informações relacionadas ao Lab poderão ser comunicadas através do e-mail: contato@campaopreto.com